PROPOSTA PEDAGÓGICA



                                          
                                                       

        “O Universo Mágico da Cigarra e da Formiga”


                                                                     De Luiz Carlos Felix
        

Idéias que transformam...

Este material visa através de atividades pedagógicas apreciar o brincar em comunhão com o conhecimento e com o aprendizado como forma de contribuir para a formação integral de educandos. Futuros cidadãos de uma sociedade na qual a atividade artística ainda é vista em detrimento das atividades institucionais. Oferecer um material crítico reflexivo nos motiva a acreditar que a nossa atitude possa incentivar novas iniciativas de formação de uma geração que tem muito a mudar e construir em uma sociedade que tem atrofiado o lúdico e a criatividade em nome da barbárie.



         Argumento

        
Em uma sociedade que evolui no descompasso entre ciência e inconsciência, a Companhia de Artes VagaLume se posiciona como um grupo de artistas, propositores de uma obra que possa fluir num movimento positivo e profícuo de mudança social, para a quebra de um modelo cartesiano, para um modelo holístico de ciência.
Fritjof Capra evidencia em seu livro “O Ponto de Mutação - a Ciência, a Sociedade e a Cultura emergente” que a dinâmica da mudança é de uma interação “dialética” de opostos, decorrente de contradições que são intrínsecas a todas as coisas. 
            Um dos mais importantes insights da cultura chinesa foi o reconhecimento de que o constante fluxo de transformação e mudança de uma sociedade é um aspecto essencial do universo. A mudança, segundo esse ponto de vista não ocorre como conseqüência de alguma força, como foi concebida pela dialética materialista (Karl Marx) através de uma luta de classes, mas é tendência natural, inata em todas as coisas e situações. Marx e muitos dos seus seguidores ignoravam que toda luta ocorre na natureza dentro de um contexto mais amplo de cooperação.
            Portanto Capra, adotando a filosofia do I Ching ao invés da concepção marxista, acredita que o conflito deve ser minimizado em épocas de transição social. Na concepção dele, todos os fenômenos que observamos participam desse processo inerentemente dinâmico. A base desse processo está no ciclo contínuo de dois pólos arquetípicos- o yin e yang. Que sustentam o ritmo fundamental do universo.
Estes dois pólos estão associados a numerosas imagens de opostos colhidos na natureza e na vida social.
                           Yin                                                              Yang
Terra                                                      Céu
Lua                                                Sol
Noite                                      Dia
 Inverno                          Verão
   Interior       Superfície

Todos os fenômenos naturais são uma continua oscilação entre os dois pólos, a transição ocorre gradualmente numa progressão ininterrupta. O que é bom não é o yin ou yang, e sim o equilíbrio dinâmico entre ambos.
            A terminologia yin/yang é útil na análise do desequilíbrio cultural que adota um amplo ponto de vista ecológico, um ponto de vista que também poderia ser chamado de concepção sistêmica.
            Dentre esses dois pólos os sábios chineses reconheceram a polaridade característica do sistema humano. A auto-afirmação é conseguida através do comportamento Yang (exigente, competitivo, expansivo- afirmação do ego) e a Integração através do comportamento yin (receptivo, cooperativo, intuitivo afirmação do coletivo).

            A Companhia de Artes Vagalume emprega esta nova visão paradigmática para oferecer um material pedagógico inspirado na peça teatral “O Universo Mágico da Cigarra e da Formiga” como uma ferramenta educacional facilitadora de diálogos sobre conceitos como autoconhecimento, responsabilidade, respeito, diversidade e equilíbrio ecológico.
Ao possibilitar o reconhecimento dos dois pólos encontrados nas personagens Cigarra e Formiga, como representação de personalidades presentes dentro de homens e mulheres, meninos e meninas. É possível estimular as crianças a pensar sobre a importância do equilíbrio entre o prazer e o dever, o brincar e o estudar, a vida espiritual e material, o individual e o social, e principalmente entre a natureza e o homem.   

Bárbara Apalg (Arte Educadora).
Companhia de Artes Vagalume.



Material Pedagógico para Educação Fundamental I e II.
Boa aula!

               Diálogos Interconexos – Responsabilidade, Diversidade, Ecologia e Autoconhecimento.

Antes da apreciação do espetáculo “O Universo Mágico da Cigarra e da Formiga” faça uma conscientização sobre o tema responsabilidade com os seus alunos e peça a eles que observem o comportamento das personagens e analisem:

·         Elas são ou não responsáveis?
·         Caso não, em que aspecto?
·         È importante ser responsável? Por quê?

Após a apreciação da peça faça uma roda de conversa e discuta a relevância de cada personagem com questões como:

·         Qual a importância da Formiga na fábula?

·         Qual a importância da Cigarra na fábula?

·         Por que ambas são necessárias na natureza?

·         Pensando em nosso dia a dia poderíamos descobrir que a gente também tem “Jeito de Cigarra” e “Jeito de Formiga”?

·         Quais são estes momentos na vida de vocês?

·         È possível unir o “Jeito Cigarra e o Jeito Formiga” de ser?

·         Como se daria essa união no cotidiano de nossa casa?

·         E na rotina da escola?

·         E no mundo?

·         È importante unir os dois jeitos de ser: Cigarra e Formiga? Por quê?

·         O que o conceito de responsabilidade tem a ver com essa união?

·         O que a Cigarra pode ensinar para a Formiga?

·         E o que a Formiga pode ensinar para a Cigarra?

·         Quando o erro pode virar um acerto?

·         A Formiga é super organizada com o seu trabalho e a Cigarra diz que quer ser livre para cantar. Dentro da sua escola em que hora vocês consideram necessário a liberdade e em que momento se faz necessário a organização? 

Agora sugira aos alunos que dividam-se em grupos para descobrir formas de se “Brincar com as matérias de estudos científicos (como matemática, história, português) e/ou Estudarem brincando”.

Equilíbrio e Pólos Yin e Yang – Comunicação Corporal

Você também pode sugerir aos alunos que pesquisem em seus corpos os opostos complementares, como forma de percepção das dualidades existentes na natureza e também em seus corpos. Como: Por que temos:
·         Duas pernas?
·         Dois braços?
·         Dois olhos?
·         Um nariz com duas narinas?
·         Duas orelhas?
·         Duas mãos?

Onde mais podemos encontrar opostos complementares em nosso corpo?

Brinque de equilíbrio e desequilíbrio com uma experimentação prática de investigação de como nosso corpo necessita da harmonia.

·         Andar com um pé só.
·         Enxergar com um olho.
·         Experimentar fazer uma atividade só com uma mão, (pentear os cabelos, escovar os dentes, trocar uma camisa).
·         Andar com um pé e fechar um dos olhos.
·         Andar com os dois pés amarrados.
·         Jogar bola com as mãos presas.

Reflitam após os exercícios: porque precisamos de equilíbrio e harmonia? Qual a relação do desequilíbrio enfrentado nas brincadeiras realizadas com o desequilíbrio encontrado na natureza?

 Quando as crianças passam a integrar o ensino fundamental, estimular uma reflexão nas escolas do saber científico através do lúdico é de suma importância para favorecer um equilíbrio entre o prazer de conhecer e o dever de aprender.
Bárbara Apalg.






Ilustração: Fabianna Strumiello













Bárbara Apalg
DRT:29778





FORMAÇÃO 
2009 - 2012|Pedagogia – PUC-SP
2005 - 2006|Comunicação das Artes do Corpo – PUC-SP
1998 - 2001|Teatro Escola Macunaíma

Workshops
Interfaces: Teatro, Cultura e Psicanálise / O Aspecto Ficcional da Noção de Verdade em Freud. Sob orientação de Sérgio Zlotnic 
2011| SP Escola de Teatro
Canto e Movimento 2010| Centro Experimental de Música do SESC Consolação

O Ator no Processo Colaborativo Sob a coordenação de Francisco Medeiros de Lucienne Guedes e Lú Carion 2008| Centro Cultural Amacio Mazzaroppi

Literatura e Teatro - “O Idiota” de Fiodor Dostoievski Sob a orientação de Aury Porto, Luah Guimarães e Vadim Nikitin. 2008|Casa Mario de Andrade

Dança contemporânea- Corpo e Movimento na Dança Educação Sob a orientação de Geórgia Lengos e Cia. Balangandança 2007|Centro Cultural São Paulo

Teatro
“O Burguês Fidalgo” de Moliére dirigido por Cybele Gianini 
“Exagerei no Rímel” de Zeno Wilde dirigido por Alessandra Freitas 
“Suburbano Coração” de Naum Alves de Souza dirigido por Cybele Gianini 
“Bailei na Curva” de Julio Conte dirigido por Cybele Gianini 
“O Santo Milagroso” de Lauro Cesar Muniz dirigido por Cybele Gianini 
“Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues dirigido por Cybele Gianini 
“O Conto das Estrelas” inspirado nos contos de Andersen e irmãos Grimm dirigido por Simone Shuba
“A Sonata dos Espectros” de August Strindberg dirigido por Miriam Rinaldi 
“A Promessa” de Bernado Santareno dirigido por Simone Shuba
“A Cozinha” de Arnold Wesker dirigido por Alex Capellosa


Educação

01/2011 até o momento – Professora de Teatro - Colégio Vera Cruz Curso de teatro para alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) Ilha de Vera Cruz
05/2010-07/2010 - Assistente de Coordenação Pedagógica – Colégio Visconde de Porto Seguro – Unidade Morumbi
02/2006-06/2009 – Professora de Teatro - Colégio CLIP
Curso extracurricular de teatro para a educação infantil, fundamental I e II. 

02/2008-06/2008 – Arte Educadora - FUNARTE 
Monitoria em artes plásticas

02/2006-12/2006 – Professora de Teatro - CAAPE
Aulas de teatro e expressão corporal para jovens portadores de necessidades especiais.

03/2005- 12/2005 - Professora de Teatro Escola Estadual Murtinho Nobre
Oficina de iniciação teatral para crianças e adolescentes 

08/2003- 12/2006 - Professora de Teatro- Escola Estadual Fidelino de Figueiredo
Realização de espetáculos infanto-juvenis com o público da Escola da Família e participações de Eventos como a Mostra de Arte Educação Do Instituto de Artes – UNESP (2005). Eleito um dos melhores projetos culturais da diretoria de escolas do Centro- SP realizado dentro do Programa Escola da Família do Governo do Estado de São Paulo.

Direção e Dramaturgia
2004- A Ver Estrelas De João Falcão (direção)
2004- Pipoca and Rock Roll (direção e dramaturgia)
2005- O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna (direção)
2005- O Ator de Luís Fernando Veríssimo (adaptação e direção)
2005- A Honestidade do Malandro (direção e dramaturgia)
2006- Quantas Caras têm o Brasil? (direção e dramaturgia)
2007- A Origem do Universo (direção e dramaturgia)
2008 – A Feiticeira de Az (direção e dramaturgia)
2008- O Reizinho Mandão de Ruth Rocha (adaptação e direção)
2008- A Turma do sítio do Pica Pau Amarelo descobre o Portal do Tempo inspirado na obra de Monteiro Lobato (adaptação, dramaturgia e direção)
2009- O Fantástico Mistério de Feiurinha de Pedro Bandeira (adaptação e direção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário